PQB vista de perto!

terça-feira, outubro 01, 2013

Museu Egípcio Itinerante





No dia 18 de setembro, os alunos dos 6º anos realizaram uma saída de estudos ao Museu Egípcio Itinerante, no Shopping Iguatemi de Caxias do Sul. 
Puderam conferir mais de 180 peças entre esculturas, múmias, sarcófagos e pinturas sobre papiros. O acervo apresenta obras da cultura, religião, política, arte e economia da civilização do Egito, que sabemos ser os grandes influenciadores de muitas ideias e conceitos que deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.
Entre as imagens expostas estavam  as estátuas de Anúbis, Ramsés II e Osíris; a Máscara Mortuária do Faraó Tutankhamon; os bustos de Cleópatra e Nefertiti e a Pedra de Roseta.
As peças, réplicas de imagens famosas criadas pelo egiptólogo e artista plástico egípcio Essam Elbattal, são ricas em detalhes e fornecem várias informações sobre a obra original. O artista iniciou a produção do acervo em 1987 em seu atelier, no Cairo.
Além da exposição, os alunos puderam conferir o espetáculo Som e Luz, no qual a história do Egito é contada pelos deuses. Um monitor acompanhou os alunos que também visitaram o Bazar Egípcio, onde foi possível adquirir souvenirs do Egito.
Lançado no Brasil em 1996, o Museu Egípcio já passou por diferentes países como Japão, Alemanha, África do Sul e Estados Unidos.
Com certeza, foi um momento muito rico e servirá de base para estruturar os conhecimentos já adquiridos, abrir novas fontes de estudos e assim permitir uma vivência concreta a respeito de um conteúdo tão rico e distante da nossa civilização atual.



Nenhum comentário: